A Acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças, dores em geral e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas em algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca, artrite, artrose, por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário.
Kwa Sa é uma técnica chinesa muito antiga. Ela é tão conhecida na China como a Acupuntura. É um conjunto de conhecimentos teórico-empíricos da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), consiste em fazer uma raspagem ou com cabo de um pente de osso, uma moeda, colher de porcelana, estimulando-se locais da pele, alterando a circulação sanguínea. Na aplicação do Kwa Sa podemos obter efeitos iguais ao da acupuntura, promovendo o relaxamento muscular.
A utilização de Ventosas é um método terapeutico que se aplica sobre a pele, produzindo uma pressão negativa, com o objetivo de drenar o sangue. Existem vários tipos de ventosas, tais como de bambú, argila, vidro, plástico, acrílico e chifre de búfalo, podendo ser encontrado em diversos tamanhos para diferentes áreas do corpo.
A Moxabustão constitui parte fundamental da prática clínica da Acupuntura. Consiste na utilização de determinadas substâncias para aquecer uma área ou um ponto do corpo. O fitoterápico mais utilizado na moxabustão é a Artemísia (Artemísia vulgaris), ela tem o efeito de eliminar o Vento e a Umidade, aquecendo os Canais e promovendo a circulação de Qi e Xue ( Energia e Sangue). A moxa é usada especialmente para enfermidades crônicas do tipo por "Deficiência" e para doenças produzidas pelo Vento, Frio e ou Umidade.